segunda-feira, 1 de abril de 2013

Emagrecimento com saúde

Fonte: http://www.deco.proteste.pt/saude/emagrecer/dicas/emagrecimento-com-saude 

Emagrecimento com saúdeO emagrecimento deve ser feito com saúde. Desconfie de uma dieta muito restritiva ou inovadora que promete eliminar muitos quilos em poucas semanas.


A forma mais saudável de emagrecer e manter o peso é combinar hábitos alimentares saudáveis com exercício físico regular. Antes de pôr mãos à obra, certifique-se de que precisa mesmo de perder uns quilos. Não existe um peso ideal, mas de  referência, que depende das características do corpo, da idade e do estado de saúde.
O Índice de Massa Corporal (IMC), também conhecido por BMI (do inglês Body Mass Index), em geral, fornece uma boa indicação. Comece por verificar o seu IMC. Se acusar quilos a mais, convença-se de que precisa mudar hábitos. As regras mandam consumir 5 porções de fruta e/ou legumes por dia. Limite as gorduras e os açúcares simples, por exemplo, dos produtos de pastelaria.
Prefira o pão integral, mais rico em fibra, e a carne e peixe magros. Para emagrecer, componha o prato com carne ou peixe, legumes e massa, arroz ou batata, mas em menor quantidade do que o habitual. Evite fritos, molhos e não petisque entre as refeições. A atividade física aeróbica, como corrida, ciclismo ou dança, é mais eficaz: consome mais oxigénio e gordura.
Caso necessite de emagrecer mais de 10 kg, o ideal é consultar um médico ou nutricionista. Fixe metas intermédias: perca parte do peso, faça um período de manutenção e retome a dieta até atingir o objetivo. Mantenha, depois, uma alimentação variada e a prática de exercício. Controla o peso, mantém a forma e o bem-estar.
Para haver emagrecimento, os alimentos que ingere devem fornecer uma quantidade de energia inferior à que gasta. Mas, durante o emagrecimento, nunca deve descer para níveis calóricos abaixo das 1200 quilocalorias por dia para as mulheres e as 1500 quilocalorias por dia para os homens, sob pena de levar a um emagrecimento demasiado rápido, com riscos para a saúde.
Emagrecimento passo-a-passo

  • Defina um objetivo realista para reduzir o peso, com uma perda máxima de meio quilo por semana. Não siga dietas online: a maioria é desequilibrada e restritiva.
  • Antes de iniciar a dieta de emagrecimento, aconselhe-se com o seu médico e evite riscos desnecessários para a saúde, como perda de massa muscular ou anemia, entre outros.
  • Planeie a dieta para 3 semanas, no mínimo. Diminua gradualmente a ingestão de calorias: retire 500 por dia. Preveja um período de estabilização, com regresso progressivo ao normal.
  • Para um fazer um emagrecimento com saúde, não elimine o pão, o arroz, as massas e leguminosas da sua dieta de emagrecimento, sob pena de o organismo recorrer às proteínas para gerar energia, o que cria substâncias tóxicas.
  • Reduza as gorduras saturadas na sua dieta de emagrecimento, presentes sobretudo em alimentos de origem animal.
  • Prefira as carnes magras (por exemplo, de aves) e laticínios magros. Pode incluir produtos light com moderação.
  • Coma peixe 2 a 3 vezes por semana. Para um emagrecimento com saúde acompanhe ainda as refeições com muitos vegetais e termine com uma peça de fruta.
  • Evite ou exclua o açúcar, as guloseimas e as bebidas alcoólicas e açucaradas.
  • Mantenha uma alimentação variada e equilibrada. Reparta os alimentos por 5 ou 6 refeições diárias, coma lentamente e mastigue bem.
  • Beba diariamente cerca de 1,5 a 2 litros de água.
  • Faça exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana.
  • O emagrecimento implica força de vontade e persistência. É preciso alterar comportamentos e manter o estilo de vida saudável ao longo de todo o ano.

Emagrecimento com produtos, só a conselho médico
Chás, infusões, comprimidos, ampolas, xaropes. Muitos produtos propostos para ajudar o emagrecimento ostentam a ideia de que são à base de extratos de plantas, “naturais”. Mas “natural” não é sinónimo de “inócuo” para a saúde. Estes são suscetíveis a contaminações por microrganismos e toxinas. Alguns contêm também substâncias laxantes e diuréticas.
Perder peso pela eliminação de um maior volume de urina ou fezes não faz perder gordura e, como tal, não serve para uma dieta de emagrecimento.

O emagre

Sem comentários:

Enviar um comentário